Portador de MEDALHA DE PRATA DE VALOR CULTURAL

atribuída pela CÂMARA MUNICIPAL DE PRAIA DA VITÓRIA.

et photo

Nasceu a 24 de outubro de 1958. É natural de Cabo da Praia, Concelho de Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores.

Iniciou os seus estudos musicais na sua terra natal, no Conservatório de Música de Angra do Heroísmo, onde frequentou a Classe de Canto de Luisa Alcobia Leal. Posteriormente, prosseguiu os estudos no Conservatório de Música do Porto, onde efetuou o Curso Geral de Canto na Classe de Isabel Malaguerra. Concluiu o Curso Superior de Canto, com distinção, no Conservatório de Música de Gaia, na Classe de Mário Mateus. Frequentou a Classe de Canto de Palmira Troufa em regime livre. Estudou, ainda, Violino, Piano e Clarinete.

Participou, como solista, em vários Concertos promovidos pelo Conservatório de Música de Gaia, entre os quais a Ópera Dido e Eneas de Purcell, apresentada não só no Porto como em Mannheim (Alemanha), nas Óperas Bodas de Fígaro e Flauta Mágica de Mozart e na Pequena Missa Solene de Rossini.

Foi membro do Coro do Conservatório de Música de Gaia sob a direção de Mário Mateus e do Coro de Câmara da Cidade do Porto sob a direção de Ferreira dos Santos. Foi membro fundador de um Coro de Câmara composto por professores de Educação Musical.

Participou em vários cursos de Direção Coral, entre os quais, um promovido pelo INATEL e outros orientados pelos professores Gerard Kegelman e Heribert Breuer.

Foi diretor artístico do Grupo de Cantares da Casa dos Açores do Norte, desde 1983 até 1996. Dirigiu o Orfeão de Gondomar, desde 1985 até 2000 e o Coral da Ala de Nun`Álvares – Gondomar, desde 1995 até 1999.

Exerce funções docentes, como professor efetivo, na disciplina de Educação Musical e Música, na Escola Básica 2,3 de Rio Tinto, tendo exercido, ainda, funções idênticas na disciplina de Formação Musical no Conservatório de Música de Gaia.

É licenciado em Educação Musical pela Universidade do Minho.

Efetuou uma recolha de espécimes musicais tradicionais nas 9 ilhas do arquipélago dos Açores, com o objetivo de proceder a uma publicação subordinada ao tema: CANCIONEIRO POPULAR DOS AÇORES.

É autor de Missa Atlântica, obra para Coro e Orgão, dedicada ao Orfeão de Gondomar e de Flauta Básica, publicação composta por livro e Cd áudio, tendo como função didática o ensino básico da Flauta de Bisel. É autor, ainda, de alguns temas musicais autónomos, entre os quais, os que se integram no projeto em Cd áudio «ANDANÇAS DO MAR», em parceria com o letrista Victor Rui Dores.

É Produtor e Editor desde 1996, sendo de destacar as seguintes coletâneas intituladas: FOLCLORE PORTUGUÊS, BANDAS FILARMÓNICAS PORTUGUESAS, MÚSICA TRADICIONAL DA MADEIRA, MÚSICA TRADICIONAL DOS AÇORES e BANDAS FILARMÓNICAS DOS AÇORES, para além de outros trabalhos de música tradicional deste arquipélago. Possui, ainda, no seu catálogo de edições em CD áudio, outros trabalhos de música tradicional do continente português, de música para Banda Filarmónica, Coral, Clássica, Jazz, Pop/Rock, Fado, de Expressão atlântica e de Poesia.

Também, a partir do ano de 2005, desenvolve a sua atividade na área da edição de DVD’s musicais.

Possui estúdio próprio de produção e pós-produção de áudio e vídeo: ESTÚDIO TOSTE, no qual realiza trabalhos para a sua editora e para outras editoras fonográficas. Possui, ainda, estúdio móvel (em viatura), com o qual realiza projetos na área do vídeo e do áudio, para edição de CD’s áudio, DVD’s vídeo e programas para Televisão.